É hora de dar o devido valor ao seu dinheiro!
O dinheiro foi criado para organizar e facilitar as trocas entre as pessoas e continua muito presente nas nossas vidas. Recebemos salário, compramos coisas, contratamos serviços, pagamos contas e, ás vezes, até investimentos. Ou seja, ele tem muitas funções pra gente e fica difícil imaginar a vida sem ele!
Devemos parar para pensar e analisar se estamos dando o devido valor ao dinheiro!
A afirmação parece exagerada, mais se não soubermos administrar com sabedoria, podemos tomar decisões que comprometam de forma significativamente os nossos sonhos, planos e objetivos. O dinheiro que deveria colaborar, pode se tornar a causa de noites mal dormidas, em claro, causando transtornos e problemas em outros segmentos da vida, formando uma bola de neve.
Por exemplo, um problema na família relacionado ao dinheiro pode causar discussões além do lado financeiro e fazer ceder relacionamentos ou prejudicar a motivação para o trabalho.
Por isso, é muito importante entender tudo o que se relaciona com o seu dinheiro: saber controlar o ORÇAMENTO DOMÉSTICO, guardar, investir e tomar as melhores decisões para viver de forma mais tranquila e equilibrada, agora e no futuro.
ORÇAMENTO DOMÉSTICO
O orçamento é um modo de controlar e acompanhar as despesas e o dinheiro da família.
Com uma ação simples, de fazer as contas de quanto dinheiro entra e quanto dinheiro sai no mês, conseguimos perceber.
O QUANTO ESTAMOS GASTANDO
QUANTO DINHEIRO TEMOS NO MÊS
SE PODEMOS GASTAR MAIS OU SE DEVEMOS GUARDAR
COMO PROGRAMAR UMA RESERVA
DINHEIRO VERSUS TEMPO
Você sabia que o valor do dinheiro varia ao longo do tempo?
Pois é, o dinheiro do passado não compra o mesmo produto no presente, e o dinheiro de hoje não comprará o mesmo produto no futuro. E isso de deve a um termo que você já deve ter ouvindo falar muito: a INFLAÇÃO, que reduz o valor do dinheiro ao longo do tempo.
INFLAÇÃO
O termo utilizado em economia para falar da alta dos preços de um conjunto de produtos e serviços em um determinado período e que resulta na perda de valor do dinheiro ao longo do tempo. Basicamente, a inflação acontece porque a quantidade de dinheiro aumenta em relação á quantidade de produtos disponíveis.
NA PRÁTICA
Imagine que você tem o desejo de guardar R$ 500,00 embaixo do colchão ou dentro de um cofrinho. Sabendo que a inflação vai desvalorizar o dinheiro ao longo do tempo, em um ano, por exemplo, esses R$ 500,00 já estarão valendo menos e, com ele, você comprará menos do que antes.
Então, é muito importante estar sempre de olho e não deixar o dinheiro parado, pois a inflação vai desvalorizar um pedacinho dele a cada dia. Mas, o mais importante que isso, é criar um planejamento financeiro para administrar o uso do seu dinheiro. Assim, você se organiza melhor e evita que ele perca valor.
Aguarde as próximas edições do artigo e veja como manter a sua vida financeira saudável. E compartilhe essas informações em casa, pois FAMÍLIA QUE PLANEJA UNIDA, REALIZA E PROSPERA UNIDA!
Você também pode conferir diversos artigos, posts, textos e outras novidades do Programa Educação Financeira - Vida Financeira Inteligente, gerenciado pelo Departamento Financeiro da Focus Consultoria Empreendedora. Acesse o nossas redes sociais e contatos!!!